Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qua | 02.04.14

O Boavista vai jogar na I Liga na próxima época

narrativadiaria

Ontem, quando ouvi a notícia de que o Boavista ia regressar à 1ª Liga de Futebol, pensei tratar-se de uma partida do dia das mentiras, tão inusitada me pareceu esta decisão.

Só quando realmente vi a notícia divulgada em outros meios de comunicação é que percebi que efetivamente o Boavista vai  mesmo competir no principal escalão do futebol português em 2014/2015.

Deste modo, a prova será alargada de 16 para 18 clubes, o que implica que só o último classificado da Liga desta época desça diretamente à II Liga. Já o 15º terá de discutir a permanência frente ao terceiro classificado na II Liga que possa ser promovido, o que exclui as equipas B.

Recorde-se que o clube desceu à Liga de Honra no fim da época 2007/08, na sequência do processo Apito Dourado, alegadamente por coação a árbitros, mas viu-se relegado para a II Divisão por não cumprir os requisitos financeiros para as competições profissionais.

Em Fevereiro de 2013, na sequência de uma decisão judicial, o Conselho de Justiça da FPF decidiu dar provimento ao recurso do Boavista, com fundamento na prescrição do procedimento disciplinar que ditou a descida de divisão do clube, sem analisar contudo o mérito dos procedimentos disciplinares aplicados.

Em declarações, num vídeo publicado no Facebook oficial do clube João Loureiro, presidente do Boavista, referiu que este é um «momento histórico» para os boavisteiros, afirmando que foi necessário ultrapassar muitas «contrariedades» e chegar a acordo com os credores, e que «vários anos de muito sofrimento ficam para trás».