Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Ter | 02.02.16

O caucus no Iowa

narrativadiaria

17919710.jpg

caucus no Iowa foi emocionante. A vitória de Ted Cruz sobre Donald Trump foi o grande destaque da primeira noite eleitoral de uma longa maratona que em novembro determinará o sucessor de Barack Obama, numa eleição que se prevê bastante renhida.

Surpreendentemente, o conservador Ted Cruz obteve 27,7% das preferências dos 185 mil republicanos que participaram nas mini convenções realizadas no Iowa. Logo atrás ficou Donald Trump, com 24,3%, enquanto Marco Rubio se assumiu como o principal candidato do aparelho partidário ao obter 23,1%.

Do lado dos democratas, verificou-se um empate técnico. Depois de apurados 97% dos votos,  Hillary Clinton obteve 49,9%, à frente dos 49,6% do senador socialista Bernie Sanders. Cada um dos candidatos terá 21 delegados.

Na próxima semana, as primárias seguirão em New Hampshire. Caso se verifique neste Estado mais situações inesperadas, iremos seguramente ter a Super Terça-Feira no dia 1 de Março mais empolgante dos últimos anos.