O Clássico entre Sporting e FC Porto
O clássico da 23ª jornada entre Sporting (SCP) ̶ FC Porto de domingo é provavelmente o jogo mais importante do campeonato da I Liga de futebol.
O encontro de amanhã ocorrerá após uma semana de muita polémica. O empate em Setúbal, depois de três vitórias consecutivas, deixou o SCP a sete pontos do Benfica e pressionado pelo FC Porto na luta pelo segundo lugar, depois da inqualificável atuação da equipa liderada pelo juiz Vasco Santos.
Também a nomeação de Olegário Benquerença que começou por ser o árbitro escolhido para o Clássico, causou controvérsia. Mas, um dia depois, com base numa alegada «indisponibilidade física», o Conselho de Arbitragem da Federação resolveu substituir Benquerença por Pedro Proença.
Por fim a conferência de imprensa do presidente Bruno de Carvalho, acusando as arbitragens de terem subtraído sete pontos ao SCP que o tornavam líder, e a confirmação de que iria agir judicialmente contra todos os responsáveis pela arbitragem que impediram que o SCP ficasse fora das competições europeias e que pudesse estar nesta altura a disputar o 1º lugar da tabela classificativa do campeonato.
Assim, o que se joga amanhã é muito mais de que um simples jogo de futebol. O jogo de amanhã afigura-se de capital importância nos objetivos das duas equipas. Está em discussão o 2º lugar do campeonato, ao alcance de qualquer das equipas (FC Porto e SCP), que lhes dará acesso diretamente à fase de grupos da Liga dos Campões, caso vençam.
A formação "leonina" tem do seu lado o facto de jogar em casa e a circunstância de estar única e exclusivamente dedicada ao campeonato, ao contrário dos "dragões", que, quinta-feira, tiveram um exigente embate com o Nápoles, para a Liga Europa.
Um empate em Alvalade, conjugado com uma vitória do SLB frente ao Nacional, abre praticamente caminho para o líder Benfica ganhar a corrida ao título e para um final de época tranquila para o clube da Luz.
Que ganhe o melhor e, sobretudo que a equipa de arbitragem não tenha influência no resultado, é o que se espera.