Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 08.01.16

O frente-a- frente entre Marcelo e Nóvoa

narrativadiaria

 

1024146.jpg

A campanha do candidato Marcelo Rebelo de Sousa tem sido um passeio triunfal com destino a Belém. Mas, ontem, no frente-a-frente com Sampaio da Nóvoa, Marcelo foi encostado às cordas. Foi o primeiro debate onde Rebelo de Sousa foi verdadeiramente questionado e não pode dizer-se que no final tenha podido cantar vitória. Caiu-lhe finalmente a máscara. Perdeu a pose de quem elogia e concorda sempre com o oponente, porque Nóvoa foi bem preparado para o debate e obrigou Marcelo a «sair da toca» com citações do antigo comentador que o fizeram cair por várias vezes em contradição. Marcelo acabou enredado na sua especialidade: as palavras.

Acabaram os sorrisos, a simpatia e o paternalismo. A petulância, os jogos retóricos - «não foi isso que disse» «nunca disse isso» - não funcionaram desta vez. Veio ao de cima os traços da sua personalidade: a sobranceria, a agressividade e a contradição.

Infelizmente acabará por chegar a Presidente da República, não pelas suas qualidades políticas, mas pela exposição mediática que gozou enquanto comentador político.