Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Qui | 28.04.16

O «Sequeira» está finalmente no lugar certo!

ng6606339.jpg

O Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) lançou o crowdfunding ‘Vamos Pôr O Sequeira no Lugar Certo’. O objetivo era adquirir a obra A Adoração dos Magos, em exposição temporária no museu e conseguir angariar os 600 mil euros para o efeito.

A campanha começou a 27 de Outubro do ano passado e terminava no sábado, dia 30 de Abril. A meta dos 600 mil euros foi ultrapassada três dias antes do prazo. Ao todo, contribuíram 172 entidades, mais de 15 mil particulares, anónimos e em grupos, o que tornou a iniciativa um caso de sucesso face às campanhas internacionais.

Inédita em Portugal, a campanha de angariação de fundos para a aquisição de uma obra de arte para um museu público «atingiu uma escala insólita e esmagadora», segundo o diretor do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) o que permitiu adquirir o quadro, pintado por Domingos Sequeira em 1837.O ministro da Cultura, Luís Castro Mendes, considerou também a iniciativa, um exemplo de um «movimento de apropriação da cultura pelos cidadãos».

A obra-prima, que completa assim o acervo de desenhos e pinturas do seu autor, fica exposta no átrio do MNAA até ao fim do mês de Abril e será depois alvo de trabalhos de conservação e restauro.O quadro ficará doravante como património cultural do país, depois de ter estado cerca de 200 anos em mãos de privados.

Na Noite dos Museus, agendada para 21 de Maio, será reapresentada ao público, num evento organizado no museu. Em Julho, integrará finalmente a nova exposição permanente que está a ser preparada no terceiro piso daquela instituição, na rua das Janelas Verdes.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.