Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sab | 21.06.14

O Verão do nosso contentamento

narrativadiaria

Caso não tenham dado conta, porque o sol teima em esconder-se atrás das nuvens, a verdade é que estamos oficialmente no verão que começou hoje às 11:51, num dia em que a meteorologia prevê para o país aguaceiros fracos e vento moderado, podendo até ocorrer chuviscos ocasionais, em alguns pontos do país, devido a uma região depressionária a oeste do continente. E o pior é que essa depressão deve deslocar-se no fim-de-semana e tornar o tempo ainda menos de verão até quarta-feira. Mas segundos os especialistas é «perfeitamente normal para a época».

Hoje será o dia mais longo do ano, mas paradoxalmente os dias começam agora a diminuir e anoitece mais cedo... é o ciclo das estações! O solstício de Verão marca o início desta estação. Designa o momento em que o Sol, no seu movimento aparente em relação ao eixo da Terra, se detém, para iniciar o movimento contrário. Ligados desde tempos ancestrais aos ciclos agrícolas.

O verão, para muitos, é das estações mais aguardadas, associada a férias, calor, praia e a bons momentos a «com pouco trabalho e muita micose» como escreveu o escritor brasileiro Luiz Fernando Veríssimo.