Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qua | 19.02.14

Papa Francisco recusou passaporte diplomático

narrativadiaria

O Papa Francisco volta a surpreender e a fazer história. O Papa e os cardeais residentes no Vaticano têm direito a passaportes diplomáticos uma vez que se trata de um Estado soberano. Mas, apesar de poder contar com um passaporte expedido pelo Vaticano, o Papa Francisco contactou o embaixador de Buenos Aires em Roma, dizendo que preferia renovar os seus documentos «para viajar pelo mundo como qualquer cidadão argentino».

O Ministério do Interior divulgou o novo documento de identidade na Internet onde Jorge Bergoglio surge com as suas vestes brancas de pontífice e o habitual solidéu na cabeça. O que quer dizer que foi aberta uma exceção para o Papa, uma vez que os argentinos (como os cidadãos de outros países) estão proibidos de usar chapéus nas fotografias dos documentos oficiais e acrescentou: «este novo gesto do Papa a favor do nosso país enche-nos de fé. (...) Ele escolheu renovar o passaporte e o seu bilhete de identidade, para viajar pelo mundo na qualidade de representante supremo da Igreja Católica com um documento idêntico ao de qualquer outro cidadão argentino».