Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Dom | 21.09.14

Parabéns, Leonard Cohen

O músico e escritor canadiano Leonard Cohen completa hoje 80 anos, e mais de quarenta de música. No próximo dia 23 de Setembro será editado o seu 13.º álbum, «Popular Problems», que aborda preocupações e dilemas do mundo atual como guerras, religião, amor e morte e que reúne e uma diversidade de géneros musicais, como gospel, country e blues. 

Sobre o novo álbum, Cohen afirmou que é atravessado por um sentimento que é identificável por todos: «Toda a gente sofre e toda a gente luta por ser alguém, por ser reconhecido. É preciso perceber que a luta de um é igual à luta de qualquer outro; e o sofrimento também. Creio que nunca se chegará a uma solução política se não se perceber esta ideia». 
«Popular Problems» inclui temas como «Almost like the blues», «Born in chains», que admitiu ter demorado décadas a concluir, e «A Street», escrito logo após os atentados de 11 de setembro de 2011 em Nova Iorque, mas só agora revelado. 

Apesar da idade avançada, o músico tem estado mais ativo desde 2008, ano em que iniciou uma nova digressão internacional, depois de uma ausência de 15 anos.