Kepler 452 b
A missão Kepler da Nasa descobriu o primeiro exoplaneta com características semelhantes às da Terra na zona habitável do seu sistema solar, o que significa que está a uma distância a que a temperatura do planeta poderá permitir a existência de água em estado líquido. De acordo com a experiência da Terra, a água líquida é um elemento essencial para o aparecimento da vida, razão que justifica a importância dada a esse pormenor.
Este novo planeta ao qual foi dado o nome Kepler 452 b é ligeiramente maior do que a Terra e a sua rotação à volta do sol demora 385 dias - mais 5% do que a da Terra. Está localizado na constelação Cynus, a 1.400 anos-luz de distância. É também mais velho, podendo ser considerado um «primo mais velho», com seis mil milhões de anos. No entanto, investigações anteriores levam a crer que planetas com o seu tamanho podem ser rochosos.
A equipa pretende continuar a estudar este planeta, e espera que esta seja uma oportunidade para compreender o ambiente que rodeia o planeta Terra.