Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qui | 19.02.15

Portugal não é a Grécia....

 

18866026_770x433_acf_cropped1-770x433.jpg

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, falando numa conferência sobre a crise na União Europeia, na qual participava também a ministra das Finanças de Portugal, sem se referir diretamente à Grécia, disse que Portugal, em conjunto com a Irlanda, é «a melhor prova de que os programas funcionam», e «de forma mais eficaz do que muitos esperariam há quatro anos».

Bom, se os objetivos do programa de ajustamento eram: a destruição de milhares de postos de trabalho; o aumento do desemprego, com especial incidência no desemprego jovem, obrigando muitos jovens a emigrar; o desaparecimento de milhares de empresas; o brutal aumento de impostos; a depauperação da classe média; os cortes nos salários da função pública e o aumento de horário de trabalho; o desinvestimento nos setores da Saúde, da Educação e da Justiça; as privatizações em setores estratégicos; crescimento da pobreza e da exclusão social, então tem razão Schäuble - o programa funcionou na perfeição - .

Só que a intenção do ministro alemão ao elogiar Portugal foi rebaixar a Grécia a fim de que  o país helénico aprenda a lição, bem como mostrar quem é que manda na Europa. Contando naturalmente com a serviçal ajuda do governo português.

1 comentário

Comentar post