Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 12.12.14

PS lidera as intenções de voto nas legislativas

narrativadiaria

ps-a841.jpg

Uma sondagem da Eurosondagem publicada hoje no Expresso online revela que se as eleições legislativas ocorressem, hoje, o Partido Socialista seria o partido mais votado com 37,5% dos votos, seguido do PSD com 25,2%.  

A CDU afirmar-se-ia como terceira força política do país com 10,1% e o CDS/PP ficaria em quarto lugar com 7,3% dos votos. O BE conseguiria 3,3%, o partido de Marinho Pinto chegaria aos 2,2% e finalmente o Livre de Rui Tavares arrecadaria 1,7%.

Face à análise estatística disponível, e de uma forma sucinta, pode-se inferir que o apelo de António Costa para separar os «sentimentos de solidariedade e amizade pessoais» da justiça surtiu efeito, e o PS, para já, parece ter saído pouco beliscado do caso Sócrates (será Costa um génio ?); os partidos da atual maioria (PSD/CDS) retrocedem e o partido liderado por Marinho e Pinto e o Livre de Rui Tavares, conjuntamente, ultrapassam já o Bloco.

Este estudo de opinião foi efetuado pela Eurosondagem para o Expresso/SIC, no período compreendido entre 4 a 10 de dezembro de 2014, através de 1036 entrevistas telefónicas aleatórias validadas. O universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando lares com telefone da rede fixa. A amostra foi estratificada por região e o erro máximo da amostra é de 3,04%, com um grau de probabilidade de 95%.