Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Seg | 02.06.14

Rei Juan Carlos abdica após 39 anos de reinado

narrativadiaria

 

Após 39 anos de reinado, o rei Juan Carlos decidiu abdicar do trono de Espanha a favor do seu filho Felipe de Bourbon.

Numa declaração pública dirigida aos espanhóis, Juan Carlos explica que «merece passar à primeira linha uma geração mais jovem, com novas energias, decidida a empreender com determinação as transformações e reformas que a conjuntura atual está a exigir».

De acordo com o El País, a decisão do monarca tem que ver com o longo período de saúde débil que tem atravessado. Juan Carlos foi submetido nos últimos tempos a várias operações à anca e a sua saúde tem vindo a ficar cada vez mais fragilizada.

No entanto, fonte da Casa Real garantiu à agência Reuters que o rei de 76 anos abdica por motivos políticos e não de saúde. Já o El Mundo avança que a atual situação da monarquia espanhola terá sido o motivo para esta decisão, uma vez que a casa real tem estado envolvida numa série de polémicas, a mais recente protagonizada pela infanta Cristina, no caso de corrupção Nóos, atingindo o seu marido, Iñaki Urdangarin, bem como um incidente no Botswana, que levou o rei a um inédito pedido de desculpas aos espanhóis, depois de ter sofrido um acidente, numa viagem em que foi caçar elefantes a expensas do erário público espanhol.

Filipe, de 45 anos, será eleito pelas Cortes rei. A linha de sucessão da família real espanhola assim o prevê. Assim como prevê que a Infanta Leonor, filha de Felipe (que será Felipe VI), se torne agora a primeira na linha de sucessão masculina. Desde os 12 anos, quando recebeu o título, que a formação de Felipe de Bourbon tem em conta a chefia do Estado.

Filipe preparou-se bem para ocupar o trono. Será o primeiro monarca com um curso superior duma universidade pública, em Madrid, onde estudou direito. Licenciou-se ainda em Relações Internacionais em Georgetwon, Washington D.C, e passou pelos três ramos das forças armadas. Casou, com Letizia Ortiz de quem teve duas filhas e, sem nunca fazer sombra ao pai, participa cada vez mais vida pública. Recentemente disse: «Ser herdeiro não significa estar à espera, ser herdeiro é preparar-se para ser rei». Apesar disso, a indignação com a monarquia espanhola levou já partidos e cidadãos a convocar através das redes sociais concentrações para esta segunda-feira, às 20:00, para exigir um referendo para que o povo possa decidir se quer ou não manter a monarquia.