Ricardo Salgado libertado sob caução de 3 milhões de euros
(imagem Henricartoon)
Como se sabe Ricardo Salgado foi libertado mediante o pagamento de uma caução de três milhões de euros. Segundo a PGR está em causa a «eventual prática de crimes de burla, abuso de confiança, falsificação e branqueamento de capitais». Ora este é um valor exorbitante, o valor mais alto alguma vez aplicado em Portugal e como tal causou alguma perplexidade.
O advogado Carlos Pinto Abreu esclareceu na Sic Notícias como se apura este valor. Assim, o valor da caução é definido não só com base «na gravidade dos ilícitos» mas também com «a possibilidade do arguido poder ou não em relação a um determinado montante sentir-se mais constrangido a cumprir os seus deveres processuais». Contudo o valor solicitado pode ser alvo de recurso, explica.
O advogado esclareceu ainda que Ricardo Salgado tem 10 dias para pagar a caução e pode fazê-lo adotando várias formas: através de garantia bancária ou seguro de caução; valor em numerário, através de uma hipoteca ou um qualquer título que possa ser entregue como garantia. Será que o papel comercial da Rioforte também poderá servir como garantia?