Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qua | 22.10.14

«Salganhada» fiscal

narrativadiaria

 881025.jpg

 (imagem do Público)

 Menos de 24h sobre o anúncio de uma cláusula de salvaguarda do IRS, pelo primeiro-ministro, é o próprio presidente da comissão de reforma do IRS, Rui Duarte Morais, que assegura categoricamente: «introduzir uma salvaguarda para as famílias sem filhos não serem penalizadas no IRS é uma “salganhada”».

«É evidente que, assumindo como pressuposto a manutenção da carga tributária – num cenário à economista, em que tudo o resto se mantém constante –, obviamente que se há desagravamento do ambiente fiscal para as famílias com dependentes, há um agravamento necessariamente relativo [para] as que não têm dependentes. É tão óbvio… Não percebo como é que se possa mascarar uma coisa destas.» 

Estamos perante mais uma manobra na qual este governo se tornou perito, que passa por apresentar medidas temporárias até existir reação pública, para depois, com a máxima desfaçatez, vir emendar a mão.

Já não bastavam os problemas que têm assolado várias áreas da governação agora também há esta «salganhada» fiscal.

1 comentário

Comentar post