Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Seg | 05.01.15

Santana Lopes admite candidatar-se a Belém

narrativadiaria

imagesNY04W7VK.jpg

O sempre previsível Pedro Santana Lopes admitiu ao Diário de Notícias a sua candidatura a Belém. A decisão não é definitiva e só será revelada lá para a Primavera, mas Santana promete não se excluir nas opções do centro-direita, ainda que Marcelo decida candidatar-se.

O antigo primeiro-ministro nunca escondeu a sua vontade de ocupar o Palácio de Belém e há muito que fez saber isso. O problema não é Santana Lopes não conhecer o princípio de Peter. Para ele, isso nunca foi um problema, porque no fundo, com mais ou menos incompetência, tem feito o seu caminho, e sempre tem conseguido arranjar os apoios necessários para conseguir os seus objetivos.

Por isso, Santana Lopes sempre acreditou que Passos Coelho lhe daria a mão para chegar a Belém, o problema era Durão Barroso. Mas  Barroso depressa percebeu que a maré não lhe corria de feição, o abandono do governo em 2005 ainda estava bem presente na memória dos portugueses e para gáudio de Santana, pôs-se fora da corrida.

Marcelo Rebelo de Sousa não será também um problema de maior. Há muito que Passos Coelho tratara de desenhar um perfil presidenciável à medida,  para o lançar borda fora. Mesmo que se candidate não terá, provavelmente o apoio do seu partido.

Por isso, caminho aberto para Santana que já tem até uma página do Facebook - «Pedro santana Lopes 2016». Para usar uma expressão muito cara ao próprio, «está escrito nas estrelas» que Santana irá ser candidato presidencial.