Seguro acusa Costa de queda do PS nas sondagens
Fonte: Expresso
António José Seguro escreveu na sua Página de Facebook: «Leio, indignado, as sondagens do Expresso e do jornal i que dão uma queda brutal ao PS.
Este é o resultado da irresponsabilidade do António Costa. Os danos provocados ao PS devido à sua ambição pessoal! Um PS em queda, depois de termos ganho as eleições europeias e do Governo ter chumbado pela terceira vez no Tribunal Constitucional.Lamentável.O PS não merece isto!»
Imputar responsabilidades a António Costa pela queda do PS nas sondagens não parece correto, porquanto a sondagem do Expresso traduz, apenas, a dinâmica verificada pelo PS nas eleições europeias e obviamente o desempenho de António José Seguro (dado que é ainda o secretário-geral do partido), sendo que a sua relutância em ir a jogo e negar-se a marcar o Congresso Nacional não terão naturalmente sido indiferentes nos resultados expressos.
De recordar, aliás, que no dia seguinte às eleições europeias, uma outra sondagem efetuada pela Intercampus para a TVI, procurando interpretar a intenção de voto nas legislativas, dava resultados semelhantes, ou seja, menos de 30% ao partido socialista, com uma diferença mínima relativamente ao PSD. O que podemos concluir desta sondagem é que os inquiridos não consideram que o PS e Seguro sejam uma alternativa política credível nas próximas legislativas para defrontar o PSD.
Nesta perspetiva, a candidatura apresentada por António Costa não pode ser vista como causa da descida nas sondagens, mas como reflexo de como a opinião pública julgará o PS nas legislativas, caso António José Seguro se mantiver à frente do partido.