Será este o nosso pior Europeu?
Num grupo considerado o mais acessível da competição, em que Portugal aparecia claramente como favorito, após dois empates, a seleção nacional está em 3º lugar com apenas dois pontos. Haverá ainda alguém que afirme, nesta altura do campeonato, que Portugal pode ganhar o Euro 2016?
Pese embora o resultado, Portugal continua a depender apenas de si próprio para conseguir o apuramento para os oitavos de final. Se triunfar no último jogo, diante da Hungria, Portugal finaliza o Grupo F em posição de apuramento e, possivelmente, em primeiro lugar.
Se Portugal voltar a empatar com a Hungria, temos que voltar à calculadora. Neste caso, terá de esperar que Áustria e Islândia também empatem. Se essa igualdade for a zero, Portugal apurar-se-á se empatar a dois golos diante da Hungria, sendo que em caso de a igualdade portuguesa ser por apenas um golo, aí o critério a aplicar será o do fair play. Nesse aspecto, para já, Portugal leva vantagem, já que tem dois cartões amarelos enquanto a Islândia soma três.
Depois, ainda há uma outra possibilidade: Portugal pode até apurar-se com 3 pontos, basta para tanto ser considerado um dos melhores terceiros classificados da prova.
Por tudo isto, o jogo com a Hungria será crucial, na medida em que ditará se estamos perante a nossa pior prestação de sempre em Europeus ou se este foi apenas um mau arranque.