Sporting cada vez mais perto da Champions League
A 5 jornadas do final do campeonato da I Liga de futebol, o Benfica consolidou o primeiro lugar e a candidatura ao título de campeão, o Sporting segurou o segundo lugar que lhe dá acesso e entrada direta na Liga dos Campeões e o F C Porto já disse definitivamente adeus ao título e procura agora segurar o terceiro lugar que lhe permitirá disputar o playoff à Liga dos Campeões.
Assim, O Benfica está a três vitórias de garantir a conquista do 33.º título de campeão português, que muito dificilmente lhe deverá fugir.
Quanto ao Sporting a equipa continua curta e as vitórias começam a surgir com mais esforço e menos nota artística. Mas surgem. Já leva oito pontos de avanço relativamente ao F C Porto (após derrota com o Nacional) e parece-me bem encaminhado para confirmar o segundo lugar e o acesso direto à Liga dos Campeões. As dificuldades poderão surgir nas últimas jornadas em que o Sporting se desloca à Madeira, para defrontar o sempre difícil Nacional e finalmente na última jornada em Alvalade com a receção ao Estoril.
O Sporting com Leonardo Jardim no comando técnico da equipa de Alvalade prometeu trabalho, no que seria um ano complicado, mas as estatísticas não deixam mentir: duas derrotas apenas nos campos dos seus adversários diretos: FC Porto e SL Benfica.
Com um orçamento significativamente reduzido, quando comparado com os seus rivais, o SCP fez da sua formação a sua maior bandeira e força, numa temporada cujo principal objetivo passava por garantir um lugar europeu.
A época desportiva, contra ventos e marés, foi muito melhor do que aquilo que os sportinguistas poderiam esperar. O clube ganhou nova alma e o seu presidente, Bruno de Carvalho, já arrisca uma candidatura ao título no próximo ano.
O futuro a Deus pertence, mas a certeza que fica é que este Sporting voltou a ser grande e a dar cartas no campeonato nacional!