Sporting fora da Liga dos Campeões
O Sporting perdeu a possibilidade de se qualificar para a fase de grupos da Liga dos Campões ao perder a eliminatória com o CSKA de Moscovo.
Os leões até entraram bem no jogo, fizeram boa circulação de bola e controlaram totalmente o jogo na primeira metade, com Teo Gutiérrez a abrir o marcador. Tudo parecia estar a correr de feição e a aproximar o Sporting do seu objetivo. O intervalo chegou e o Sporting estava muito perto da fase de apuramento da Liga dos Campeões.
Mas, surpreendentemente, na segunda parte tudo mudou, Jesus tardou em mexer e quando o fez, não tomou as melhores opções, na minha opinião. Quando já se pensava no prolongamento, o CSKA sentenciou a eliminatória. Mais uma bola nas costas da defesa do Sporting e Musa a contornar Rui Patrício e a colocar o CSKA na fase de grupos da Liga dos Campeões, relegando a equipa portuguesa para a Liga Europa.
Acho que temos claramente razões de queixa da arbitragem ̶ o CSKA marcou um golo irregular com o braço, validado pelos árbitros; o Sporting marcou um segundo golo mal anulado, pois segundo as imagens televisivas, o canto é marcado sem que o fiscal de linha não assinale qualquer irregularidade, só quando a bola entra na baliza é que levanta a bandeirola.
Acho, no entanto, que a atitude displicente da equipa de não conseguir segurar a vantagem que alcançamos na primeira parte é altamente preocupante, não apenas pela má imagem que deixa, como porque, neste caso, estavam em causa 14 milhões de euros que permitiriam outra solidez financeira ao clube leonino.
Concluindo, o Sporting foi prejudicado pelos erros de arbitragem, mas também foi vítima dos erros que cometeu na segunda parte do jogo.