Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Sex | 28.05.21

supermercado sem caixas

mw-768.jpg

A cadeia de supermercados Continente inaugurou, em Lisboa, o primeiro supermercado sem caixas de pagamento em Portugal.

Para fazer compras neste local é necessário descarregar a app Continente Labs. Depois, à entrada na loja, basta passar o código QR gerado pela app Continente Labs no leitor, recolher das prateleiras os produtos que se pretende adquirir e sair. Isto é possível, graças a uma tecnologia da start-up portuguesa Sensei que permite detetar os artigos retirados das prateleiras, gerando, automaticamente, um carrinho de compras virtual para cada cliente.

Esta crescente introdução da digitalização e novos processos de produção tecnologicamente aprimorados, conhecida por Indústria 4.0 tem vindo a ser de extrema importância no desenvolvimento de inúmeros setores e é uma realidade cada vez mais presente e inevitável.

Porém, se por um lado agiliza processos e traz uma série de benefícios e comodidades para os consumidores, por outro, é inevitável questionarmos o facto de esta transformação digital acarretar, inevitavelmente, mais desemprego e desumanização das empresas.

A era digital está a promover uma disrupção importante, melhorando e transformando modelos, processos, atividades e operações da empresa, mas os recursos humanos são peças fundamentais. Sem pessoas, as empresas perdem sentido, tornam-se desumanizadas. Ora, isso não é saudável, nem para gestores, nem para colaboradores, nem tão pouco para a sociedade em geral.

Acho que o grande desafio que se coloca daqui para a frente é saber encontrar um equilíbrio entre digitalização e humanização. Será também necessário antecipar aos desafios que esta nova realidade vai trazer e pensar em maneiras de minimizar os seus impactos negativos.

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.