Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qua | 12.11.14

«Taxas e taxinhas»

narrativadiaria

 

images5B9MD9YP.jpg

Não, não vou arrastar a voz para falar sobre taxas e taxinhas, mas a verdade é que quando viajamos, pagamos um sem número de taxas e taxinhas enquanto turistas.

A criação de uma nova «Taxa Municipal Turística» trata-se de um valor simbólico à semelhança do que acontece em muitas capitais por esse mundo fora.

Segundo Fernando Medina, havia duas hipóteses para continuar a investir no turismo: uma era aumentar os impostos sobre os munícipes e  a outra era criar uma taxa turística moderada que pudesse ser alocada exclusivamente ao desenvolvimento do turismo. A opção recaiu sobre esta última. A taxa incidirá diretamente sobre o consumidor final, não penalizando os agentes do sector.

O Município de Lisboa tem muitas taxas? Tem, são cerca de 189 taxas que Lisboa estão a cobrar aos seus munícipes em 2014. Podia e deveria ter menos, mas eram 2270 antes da eliminação de algumas levadas a cabo pelo atual edil lisboeta. A atual lista entrou em vigor em 2010.