Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Narrativa Diária

Não escrever um romance na «horizontal», com a narrativa de peripécias que entretêm. Escrevê-lo na «vertical», com a vivência intensa do que se sente e perturba. Vergílio Ferreira

Narrativa Diária

Qui | 20.02.14

«Um tostão é um tostão, um cretino é um cretino»!

narrativadiaria

O atual treinador do Nacional, Manuel Machado, passou à reforma, no ano passado, com uma pensão de 5295 euros, tendo  declarado ao jornal Correio da Manhã que pediu a reforma antecipada, e que, apesar de ter 58 anos de idade, acumulou 60 de descontos.

«Eu tenho 60 anos de descontos para a CGA e para a segurança social e descontei mais de dois milhões de euros para esses dois regimes». Para precisar em que condições conseguiu acumular os tais 60 anos de descontos, Manuel Machado acrescentou: «Eu tenho 32 anos de serviço no regime privado, com descontos para a Segurança Social, por via do futebol, e 28 anos de serviço no sector público, por via de atividade docente».

Manuel Machado possui o curso superior de Educação Física, tendo exercido a função de docente em várias escolas públicas. Acresce que esta reforma antecipada, foi alvo de uma penalização de cinco por cento por cada ano que faltava até à idade legal da reforma (65 anos em 2013), tal como ditam as regras da Caixa Geral de Aposentações.

Assim sendo, tendo atingido a reforma com 58 anos, Manuel Machado foi alvo de um corte total de 35 por cento, valores confirmados pelo próprio treinador. «Tive sete anos de penalização», afirmou, ainda que devido aos cortes efetuados , recebe «menos de metade da pensão que devia receber».

Ora, o que eu não consigo compreender é como um cidadão com 58 anos de idade, pode ter efetuado  descontos correspondentes a 60 anos! «Um tostão é um tostão, um cretino é um cretino»!

1 comentário

Comentar post